Plantas Ornamentais
Lista de Plantas Ornamentais
Paisagismo
Cuidados com as Plantas
Plantas para Interiores
Fale Conosco
Mapa do Site




Plantas para Interiores

As plantas para interiores geralmente são cultivadas em vasos ou em pequenos canteiros móveis. A escolha do tipo de planta para esses lugares deve ser atenciosa: é preciso escolher as que se adaptem a ambientes fechados, já que o nível de luminosidade é menor e o espaço para o cultivo também.

 

Há pessoas interioresque optam por plantas e flores singelas, apenas para dar um toque especial em sua decoração e outras que optam por exemplares grandes e em bastante quantidade, para criar um ambiente mais próximo à natureza. Os melhores ambientes para se criar uma planta são os que pegam muita luz e tem boa circulação de ar. Uma boa dica é colocar as plantas próximas às janelas.

 

Algumas plantas podem ser divididas em classes que variam de acordo com a luz que elas necessitam.

 

- Plantas de sombra:

São as plantas que não necessitam ficar no sol, precisam apenas de 4 a 6 horas de luz difusa. Alguns exemplos desse tipo de plantas são a Jiboia (Epipremnum pinnatum), a Palmeira-Ráfis (Rhapis excelsa), Singônio (Singonium agustatum) e Café-de-Salão (Aglaonema ssp).

 

- Plantas de meia sombra:

Não precisam ficar diretamente no sol, mas necessitam de pelo menos 4 horas por dia de luz indireta. Entre esses tipos de plantas, estão a Violeta africana (Saintpaulia ionantha), o Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisi) e a Begônia (Begonia ssp).

 

- Plantas de pleno sol:

Necessitam de pelo menos 4 horas de sol direto diariamente. A Azaleia (Rhododrendon spp), Buxinho (Buxus sempervirens) e Onze-Horas (Portulaca ssp).

 

Em ambientes com pouca luz solar e menores, uma boa opção são os vasos com arranjos de flores de corte, que são de fácil manutenção e manuseio. A escolha do vaso também é muito importante: ele deve acomodar bem a planta e sua raiz e estar em harmonia com o resto do ambiente.

 

Outro fator importante na hora de escolher a planta certa para o seu ambiente é a toxidade da mesma. Por exemplo, se você tem crianças e animais domésticos, uma planta com toxidade alta não é recomendada, já que a criança ou o animal podem querer colocá-la na boca.

 

Plantas artificiais

 

As plantas artificiais são uma boa pedida pra quem não quer ter trabalho com o cultivo das plantas naturais. As réplicas de hoje em dia imitam muito bem as plantas originais e exigem o mínimo de manutenção possível.
 

Flores, folhagens e até mesmo árvores podem ser produzidas com materiais sintéticos. Entre as flores mais reproduzidas estão as orquídeas e as rosas. Já entre as plantas as mais reproduzidas estão o bambu, a palmeira e a yuca.